24.5 C
Brasília
quinta-feira, junho 4, 2026

Clima Quente Prejudica Safras na Ásia Enquanto El Niño Severo Toma Forma

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Oclimaseco está atrapalhando o plantio de culturas em toda aÁsia, aumentando as preocupações com o suprimento de alimentosnaregião mais populosa do mundo,enquantoum fenômeno climáticoseveroesperado deElNiñopode causar ainda mais danos.

Das planícies produtoras de grãos do noroeste da Índia, ao cinturão de trigo do leste da Austrália, e dos campos de arroz da Tailândia às vastas plantações de óleo de palma da Indonésia, oclimaquentee as chuvas abaixo do normal estãoprejudicando as colheitas e forçando os agricultores a reduzir o plantio, segundo produtores, analistas e comerciantes.

A seca causada peloElNiñoé um golpe duplo para os agricultores que já estão lutando contra a escassez de fertilizantes e de dieselcausada pela guerra no Irã.

Os preços do trigo subiram cerca de 20% desde o início de 2026, em grande parte devido às preocupações com a secanas principais regiões de cultivo dos EUA. Os preços do arroz nos principais centros de exportação do Sudeste Asiático subiram cerca de 15% no último mês devido ao aumento dos custos de produção e aos temores de uma oferta mais restrita.

Espera-se que um dosElNiños mais fortes já registrados se desenvolvanasegunda metade de 2026, trazendoclimaquentee seco para aÁsiae chuvas excessivas para as Américas, com a mudança climática global piorando a situação.

“O impacto global doElNiñocomeça no Sudeste Asiático,naÍndia enaAustrália, antes de ter implicações mais amplasnaAmérica do Norte enaAmérica do Sul”, disse Chris Hyde, meteorologista da empresa de dados e imagens de satélite SkyFi, sediada nos EUA.

Hyde disse que os primeiros sinais de seca já são visíveisnaplataformade imagens de alta resolução da empresa, em partes daÁsia.

CLIMAQUENTEE SECO ATINGE FAZENDAS

NaÍndia, o departamento de meteorologia reduziu ainda mais,nasemanapassada, sua previsão para os quatro meses da estação das monções, que fornece cerca de 70% das chuvas anuais.

“Com as temperaturasnamaior parte do país permanecendo bem acima do normal, as condições atualmente são desfavoráveis para a semeadura oportunadassafrasde verão”, disse um negociante de Nova Délhi de uma trading global.

“É provávelque o plantio seja atrasado devido ao início tardio das monções, mas a maior preocupação estánapossibilidade de chuvas abaixo do normal e períodos de seca prolongados após sua chegada.”

A Índia cultiva principalmente arroz, soja, leguminosas, cana-de-açúcar e milho no verão.

Para os países do sudeste asiático, a seca está afetando a produção de arroz e óleo de palma em algumas áreas.

“Todos estão preocupados (com a seca), é arriscado”, disse Nerawat Oramah, um agricultor de 47 anos da província de Chainat,naregião central da Tailândia.

A ilha de Java, a mais populosa da Indonésia, e algumas áreas no norte de Sumatra, no sul de Kalimantan e em Sulawesi não registram chuvas há mais de 10 dias, de acordo com a agência meteorológica do país, com previsão de chuvas médias a baixas em junho.

PREÇOS MAIS ALTOS

Os preços do arroz estão subindo, embora a Índia, que responde por 40% das exportações globais, esteja com amplos suprimentos após anos de colheitas quase recordes. [RIC/AS]

“Há uma clara indicação de crise, já que os preços do arroz subiram substancialmente sem nenhuma escassez importante”, disse um trader de uma trading internacional com sede em Cingapura, acrescentando que os preços do arroz tailandês subiram cerca de 15% no último mês.

“A Índia tem um enorme estoque de arroz, várias vezes maior do que o necessário. Mas a ideia é que, muito em breve, a Índia começará a considerar esses estoques como um ativo crítico e poderá introduzir algum tipo de restrição às exportações se houver problemas com a parte inicial das monções.”

As chuvas recentes sobre as terras agrícolas australianas ressecadas provocaram o atrasonasemeadura do trigo, mas os produtores estão cautelosos com oElNiñonos próximos meses, que pode afetar os rendimentos.

John Lowe, fazendeiro próximo a Burcher,naregião central de New South Wales, disse que sua área total de cultivo ainda é cerca de 30% menor do que poderia ter sido.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img