22.5 C
Brasília
terça-feira, setembro 8, 2026

EUA confirmam destruição de cinco petroleiros do Irã

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

O governo americano afirmou nesta terça-feira (8) que atacou e destruiu cinco navios petroleiros iranianos em resposta a dois ataques com mísseis balísticos realizados pela Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) contra um navio de guerra dos EUA há dois dias.

De acordo com o Washington, os ataques aos alvos iranianos ocorreram perto do Estreito de Ormuz, principal epicentro do conflito entre os dois países. Mais cedo, a agência de notícias iraniana Tasnim, afiliada à IRGC, havia informado que um dos navios petroleiros havia sido atingido em Kharg, sem vítimas.

Em resposta aos ataques americanos desta terça, a Guarda Revolucionária Iraniana afirmou que petroleiros do Kuwait e do Bahrein seriam os próximos “alvos” e alertou para que as tripulações dos navios deixassem imediatamente os portos de ambos os países, acusados pelo grupo de cumplicidade com os EUA.

Também nesta terça-feira, a Casa Branca sancionou 36 entidades e indivíduos ligados ao setor da aviação iraniano.